"Que a estrada se abra a sua frente,

Que o sol brilhe morno sobre sua cabeça;

Que a chuva caia de mansinho sobre seu corpo;

Que o vento sopre leve em sua face;

E até que nos encontremos novamente;

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos..."

sábado, 2 de abril de 2011



É dia primeiro de abril e todo mundo vêm com aquelas piadinhas mais escabrosas dizendo, hoje é o "dia da mentira". Quais foram as piadinhas que você ouviu dessa vez? Só valem as que foram feitas esse mês. Não me venha com as piadinhas feitas por políticos na época da eleição porque não valem.
Para muitas pessoas o dia da mentira é o mês de abril inteiro. Outras prolongam isso para os 365 dias do ano. Uns fazem do seu namoro ou casamento um primeiro de abril eterno. A disputa entre os dois é para ver quem mente mais e melhor para o cônjuge. Outros vivem o dia da mentira em seus negócios. No seu trabalho, passam sempre uma imagem quando a situação é completamente diferente.
No filme "O mentiroso", o personagem principal, Jim Carey, vive um advogado de sucesso que é muito requisitado devido à sua facilidade em "transformar" as situações em favor de seus clientes. Ele se utiliza de artifícios que na maioria das vezes omitem a verdade ou são descaradamente mentirosos. Seu filho, cansado das promessas de levá-lo para passear, faz um pedido. Ele deseja que o pai -- pelo menos por um dia -- deixe de mentir. Começam então os problemas do personagem que se vê em muitos apuros por falar a verdade em todos os lugares. Seus problemas culminam no Tribunal, quando ele precisa defender seu cliente falando a verdade.
Na ficção essa história é engraçada, mas no dia a dia, esse problema afeta diretamente o ser humano que se acostuma a contar mentiras. Só que, como diz o ditado, "a mentira tem perna curta" e muitos se vêem em apuros quando a verdade vem à tona. Abraham Lincoln disse certa vez: "Pode-se enganar todas as pessoas por algum tempo, e algumas pessoas durante todo o tempo, mas não se pode enganar todo o mundo por todo o tempo". O destino da pessoa que engana e mente não é nada bom, como diz a Bíblia: "Mas os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados".
É difícil compreender porque os homens escolheram um dia para a mentira. Por que não "o dia da verdade"?
A verdade liberta mas a mentira aprisiona.
Seja livre, viva a verdade!

Origem do Dia da Mentira

A origem provável está na França, após a adoção do calendário gregoriano em 1564. O ano novo era comemorado em 25 de março em festas que duravam uma semana, terminando no dia 1º de Abril. O novo calendário, entretanto, estabeleceu o ano novo no dia 1º de Janeiro – mudança essa que não foi aceita por muitos franceses, que continuavam com a festividade na data antiga. Pessoas então passaram a ridicularizá-los, enviando presentes estranhos e convites para festas falsas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário